terça-feira, 26 de abril de 2011

Planejamento Escolar


O planejamento escolar é elaborado pelos professores no início do ano letivo, este deve ser pensado e repensado para melhor se adequar para os alunos apresentarem bons resultados nas avaliações buscando assim atingir os melhores resultados. O planejamento é considerado uma organização básica que tem por finalidade a realização e a ação deste pelanejamento para com os alunos.
A partir deste planejamento todos os professores esperam ao final do ano letivo ter resultados positivos e que os seus alunos realmente tenham aprendido os conteúdos ensinados ao longo do ano, mas é claro que este planejamento que é elaborado e reformulado no início do ano está sujeito a alterações conforme a característica de cada turma que apresentam diferentes níveis de conhecimento.
Para a realização de um bom planejamento é necessário que o professor tenha seu foco direcionado para as aprendizagens, ter espaços abertos para discussões com toda a comunidade escolar, ter um desempenho monitorado, apresentar princípios pedagógicos de práticas em sala de aula, ter previsão da formação de docentes nas reuniões pedagógicas realizadas.


REPORTAGEM

Revista Nova Escola
Edição Especial Janeiro 2010




Planejamento: momento de repensar a escola
A montagem de um projeto de ensino deve levar em conta vários aspectos, mas ter apenas uma finalidade: garantir que o aluno aprenda


Renata Costa (novaescola@atleitor.com.br)

O ano letivo se inicia e, com ele, professores e gestores escolares se reúnem para fazer o planejamento anual. Essa atividade, embora seja sempre desafiadora, não deve ser vista como mera burocracia: é o melhor momento para que todos os atores envolvidos no processo educacional estejam juntos para repensar a escola e sua missão, a atuação dos professores e quais finalidades desejam atingir.

O planejamento não se restringe ao programa de conteúdo a ser ministrado em cada disciplina. Ele vai muito além. Está inserido dentro do plano global da escola, que inclui o papel social, as metas e seus objetivos. A escola, por sua vez, faz parte do sistema educacional e é ligada às secretarias de Educação nos diversos níveis, que também determinam expectativas de aprendizagem para as diferentes áreas de conhecimento.

Segundo o professor Celso Vasconcellos, doutor em Educação, diretor do Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica Libertad e autor de diversos livros sobre a questão, a elaboração do planejamento tem como elementos básicos a finalidade, a realidade e o plano de ação. "Acima de tudo, nessa hora o professor tem de assumir seu papel, pois o planejamento é uma organização de intencionalidades", afirma.

O planejamento passo a passo

A finalidade diz respeito às intenções da escola, ao que o professor espera conseguir ao fim do ano letivo, tomando por base as orientações das secretarias de Educação. "É claro que há determinações das secretarias, porém o professor tem uma zona de autonomia relativa para realizar o que pretende na escola e na sociedade", diz Vasconcellos. A finalidade é também um ponto considerado crucial para Danilo Gandin, do Instituto Latino-Americano de Planejamento Participativo e autor do livro Planejamento na Sala de Aula. Ele chama essa etapa de "para quê" do plano do docente. "Os professores devem sair do nível do ‘como e com o que fazer’, que é a preocupação específica com o conteúdo, e incluir ‘o que fazer e para quê’", defende.

O segundo passo para o bom planejamento é levar em conta a realidade da qual fazem parte professores, escola e alunos. Em termos gerais, isso significa considerar aspectos sociais da comunidade, problemas e necessidades locais e, por fim, a diversidade dentro da sala de aula. A questão da diversidade vai além das questões culturais e de vivência. Inclui os diferentes graus de conhecimento entre os alunos sobre determinados conteúdos. Por esse motivo, o planejamento inicial já sofre modificações nas primeiras semanas de aula, de acordo com as características das turmas e seus níveis prévios de conhecimento. "Mesmo um professor com longa experiência no Magistério precisa de um planejamento anual, pois não se trata só de saber o conteúdo a ser transmitido. Há toda essa série de variáveis", pontua Gandin.
Características de um bom planejamento
- Ter o foco na aprendizagem de todos, operacionalizando os conteúdos fundamentais para a escola.
- Ser o produto de uma discussão que envolva toda a comunidade escolar.
- Ter o desempenho constantemente monitorado, com abertura para redirecionamentos.
- Conter princípios pedagógicos que correspondam ao contexto e à prática da sala de aula dos professores.
- Prever tempo para a formação docente e para reuniões pedagógicas.

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