terça-feira, 26 de abril de 2011

Relação porfessor e aluno



O desempenho e o compartamento dos alunos é um fator fundamental para o bom relacionamento de alunos e professores em sala de aula, pois desenvolvem maior interesse e atenção nas aulas quando convivem neste ambiente unidos e se relacionando bem.
As pesquisas realizadas também obtiveram resultados favoráveis conforme relatados acima sobre a relação de professor e alunos em sala de aula, isto é muito importante pois acaba favorecendo a aprendizagem dos alunos que se empenham para dar o máximo de si ao realizar as atividades propostas pelo professor.
O professor precisa ser eficiente em suas aulas explicando bem os conteúdos e possibilitando assim que os alunos dominem e adquiram conhecimentos a partir das atividades realizadas, pois as diretrizes curriculares exigem que o professor exerça um bom papel em sala de aula. Ás vezes pode até mesmo acontecer que este relacionamento entre professor e aluno não seja tão bom no início, mas com isso é necessário que o professor se organize e desenvolva algumas atividades que exijam união entre os colegas.






REPORTAGEM




Revista Nova Escola
Edição 240, Março 2011

A relação professor/aluno interfere no aprendizado e no desempenho?

Mais sobre comportamento. Na dúvida?
É correto afirmar que irmãos gêmeos não devem estudar na mesma sala?
Inúmeras pesquisas comprovam o que nós, professores, já sabemos: o bom relacionamento entre professor e aluno é o fator que mais favorece a aprendizagem e o bom desempenho, entre todos os demais elementos envolvidos - como condições de trabalho, tempo que os pais passam com os filhos, número de alunos por classe etc. Esses estudos indicam também que os educadores mais eficientes são, em geral, os que sabem acolher os estudantes (vendo-os como são e não como deveriam ser), que buscam identificar e trabalhar interesses, acreditando que todos podem progredir. É preciso lembrar ainda, Luiz, a importância de dominar os conteúdos da matéria, organizar bem o trabalho e a forma de lidar com a indisciplina. Construir essa relação pode demorar, mas garanto que jamais será perda de tempo.

Pergunta enviada por:



Luiz Gonzaga Bento Rodrigues, Itajubá, MG

Respondida por:



Telma Vinha, especialista em Psicologia Educacional
da Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp) e responde a dúvidas
sobre comportamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário